Blog da Mayra Cavani

A importância da Avaliação Física – Antropometria

FacebookTwitterPinterest

A avaliação física é feita na consulta nutricional afim de avaliar melhor o individuo, pois usar apenas balança é um tanto quanto primitivo, porque nem sempre o peso da balança diz se o individuo esta saudável, enfim, conheça um pouco de todos os parâmetros usados antes do calculo de sua deita.

O que é Antropometria?

É a avaliação das dimensões físicas e da composição global do corpo humano.

As medidas antropométricas necessárias são: Peso, altura, perímetro, diâmetro ósseo, circunferências e pregas ou dobras cutâneas.

A circunferência da cintura é usada para verificar risco de desenvolver doenças cardiovasculares, gordura visceral. E existe um padrão estipulado, onde a classificação ideal é:

para homens menor que 94 cm

para mulheres menor que 80 cm

O IMC ( índice de massa muscular) é feito através desse calculo

 

IMC-do-que-se-trata-Como-calcular-02

Mais também isoladamente não diz muita coisa, a pacientes que estão sobrepeso por terem muito músculo, outros magros porém sem massa magra e % de gordura altíssimo por ser sedentários. E ai que entra próxima  avaliação e a melhor de todas.

massas

As pregas ou dobras cutâneas são usadas para avaliar o % de gordura, esse exame pode ser feito através de um adipômetro ou da  bioimpedância. Podemos avaliar aqui a quantidade de gordura, de massa magra, de peso ósseo, dentro outros dependendo do equipamento. Esse exame já é feito na primeira consulta para decidir que caminho tomar na dieta.

O resultado esperado também vai depender do biotipo do paciente;

ectomorfo

Temos o biotipo ectomorfo que é magro, tem membros superiores e inferiores finos e compridos, esse me particular tem dificuldade de ganhar peso e massa muscular, precisa de treino e deitas diferenciadas.

O mesomorfo, tem um formato mais atlético, tem muita facilidade para ganho de massa muscular, porém se não se exercitar e se alimentar bem, ganha peso muito rápido também.

o ectomorfo tem os corpo grande por inteiro, tem muita facilidade de aumentar peso. Esse individuo tem que treinar muito e viver em dieta.

O biotipo é utilizado na avaliação para estimar a forma corporal e sua composição.

Então é preciso uma avaliação muito individual para saber qual tipo de dieta , e quais caminhos utilizar em cada caso. Você também pode usar a avaliação física para saber sua evolução física no treino por exemplo.

Ta curioso para saber como esta seu perfil? Procure uma nutricionista pra te ajudar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FacebookTwitterPinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *